Esse bolo/torta é tão gostoso que nem se percebe que é diet. Ótima opção para diabéticos. O nível de dificuldade é um pouco maior que as receitas postadas até agora. Mas se seguir as instruções direitinho, fica perfeito. A ordem dos fatores é extremamente importante e quando escrevo em uma receita que algo precisa se peneirado, acredite, faz diferença.
Ingredientes:
3 claras em neve.
3 gemas.
1 e 1/2 xíc. de farinha de trigo.
50g de margarina.
1 e 1/2 col. de sopa de fermento em pó.
2 col. de sobremesa de amido de milho.
1 xíc. de leite desnatado.
1 col. de café de noz-moscada em pó.
1 xíc. de ameixas pretas sem caroço picadas.
2 e 1/2 maçãs vermelhas descascadas e picadas.
1/2 xíc. de água.
Adoçante de cozinha em pó (6 a 7 col. de sopa).
Modo de Fazer:
Bata as claras em neve bem firme e reserve. Na batedeira (sempre recomendo a Planetária), bata as gemas com a margarina e 4 colheres de sopa de adoçante. Aos poucos, com a batedeira funcionando, coloque a farinha de trigo peneirada, o fermento e o amido de milho, alternando com o leite.
Pare a batedeira quando estiver homogêneo e acrescente a noz-moscada, as ameixas e 2 maçãs picadas. Junte as claras e misture bem com uma colher de pau. Unte e enfarinhe uma forma redonda, de aro removível, de 22 cm. Despeje a massa na forma e leve ao forno médio (180ºC) preaquecido até dourar.
Enquanto a massa assa, faça uma mistura com a 1/2 xícara de água, 2 ou 3 colheres de sopa de adoçante e 1/2 maçã picada e reserve.
Depois de assada, retire do forno, fure-a diversas vezes com um garfo e regue com a calda reservada. Espere esfriar e aproveite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário